breaking news

755 Anos depois a Homenagem a Dom Dinis e a Maria Máxima Vaz

755 Anos depois a Homenagem a Dom Dinis e a Maria Máxima Vaz

Outubro 16th, 2016
Cultura

755 anos depois, em 9 de Outubro de 2016, Odivelas homenageou o Rei Dom Dinis num evento simples de formalidades e enorme de significado e Cidadania. A apresentação do novo livro da Doutora Maria Máxima Vaz “Por Terras d’ El Rei Dom Dinis”, foi o motivo que reuniu muitos Cidadãos na igreja do Mosteiro de Odivelas onde está sepultado Dom Dinis, o Rei.

Para quem lá esteve, suponho que terá sido uma tarde inesquecível, um evento único até pelo descanso das ausências e pelo conforto do espírito dos presentes. Não podia deixar de ser uma evocação da História e não podia Dom Dinis deixar de ser o centro de todas as intervenções. Desta homenagem são merecedores o Rei que deveria ser um exemplo para muitos mas não é e a Doutora Maria Máxima Vaz que ao longo dos anos tem vindo a fazer um trabalho notável em prol de Odivelas e das suas Gentes.

Para a Cultura, que infelizmente tão maltratada é neste Concelho, fica o registo para memória futura deste momento ímpar. As fotos e o vídeo que apresentamos são o nosso contributo de serviço público e as luvas brancas.

Registem-se as presenças – Nuno Gaudêncio, Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas. Das Instituições, destaques para a presença: da Prioresa da Confraria da Marmelada, Ana Monteiro e de Vitor Pires Presidente dos Artesãos Dom Dinis entre outros. Da Vereação Municipal a única presença de Ana Isabel Gomes do PSD. A Secretária da Assembleia Municipal, Deolinda Martins. o antigo Presidente da JF da Póvoa, Domingos Cabaço, Abílio Santos e Fátima Pires do CDS foram outras das presenças nesta apresentação. Da Comunicação Social a presença da “OdivelasTV” e do “Noticias de Cá e de Lá” o que faz sentido porque se tratava de Cultura e não havia troféus do rato mickey para envaidecer cromos.  

A Lição de História – 755 Anos do Nascimento de Dom Dinis

A Reportagem Fotográfica com a história do Evento

O Vídeo de todas as Intervenções

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *