breaking news

Odivelas – Está aí o Movimento para a Restauração da Freguesia de Famões

Dezembro 2nd, 2016 | by Oliveira Dias
Odivelas – Está aí o Movimento para a Restauração da Freguesia de Famões
Politica
0

GRITO DE IPIRANGA
FAMÕES. Para além da originalidade do topónimo, que só existe aqui no Município de Odivelas, e no Município do Bombarral, o que nos traz à memória este nome ? moinho-famoes
Para quem tem memória, e eu tenho-a, faz-nos recuar a 1989, não por ter sido o ano em que pela primeira vez fui pai, mas por ter sido também o ano de nascimento de uma Freguesia, que é como quem diz de uma autarquia paroquial, então inserida no espaço municipal de Loures.
Lembro-me que os primeiros eleitos desta freguesia, digamos os fundadores, tomaram posse no final desse ano também. Não havia instalações próprias, e foi a escola da Quinta das Dálias quem serviu de palco para o inicio de actividade desta novel freguesia.
A emancipação da população, que mal passava dos 3.000 eleitores, correspondeu a um desejo de quem queria evoluir numa terra de gente trabalhadora, num tempo em que os buracos das estradas eram tapados com mão-de-obra dos bairros clandestinos, de pessoas que aqui plantaram os seus sonhos, construíram as suas casas, moldaram o meio ambiente, com muito suor e até lágrimas.
Foi com muita alegria que os Famoenses então viram nascer a sua identidade, em termos formais, visto que já pouco ou nada tinham a ver com a freguesia de origem, Odivelas, e menos ainda com as limítrofes freguesias da Pontinha e Caneças.
Decorridos 24 anos, em 2013, o sonho Famoense foi estilhaçado, sem dó nem piedade, por uma verborreia legislativa que empurrou esta terra para um casamento forçado, com a Pontinha.
Este casamento forçado foi feito é revelia das gentes desta terra, num acto que desrespeitou de forma indigna todos quanto, aqui vivem, desrespeitou a memória daqueles e daquelas que ao longo dos anos foram construindo uma autarquia cuja identidade se vinha afirmando no contexto do município de Odivelas.
A União das Freguesias de Pontinha e de Famões é uma aberração autárquica ao nível dos seus autores, os inenarráveis responsáveis pela legislação que eliminou Famões do mapa autárquico, os quais sentadinhos nos seus gabinetes bem arejados e climatizados, nada percebem do terreno, e qual corte e costura cortaram por onde lhes apeteceu e coseram como lhes deu na real gana.
O município de Odivelas festeja agora em Dezembro a sua maioridade, passados que estão 18 anos da sua criação, tendo acontecido o seu nascimento a 15 de Dezembro. E que importante foi Famões para que isso fosse uma realidade. Falaremos disso noutro texto.
É pois a altura de dar o grito de Ipiranga, tal como D. Pedro IV o fez junto ao rio ipiranga, no Brasil, quando soube que exigiam que fizesse algo que não queria fazer, rebelando-se, também nós os Famoenses que sentem a sua terra, e nunca aceitaram a imposição espúria que sobre eles se abateu, e daqui gritam alto e em bom som BASTA.
RESTAURAR A FREGUESIA DE FAMÕES JÁ, é muito mais que um desejo, é muito mais que uma necessidade, é uma obrigação que impende sobre todos quantos se revêem neste ideal, e não querem esperar mais.
Tal como Odivelas, também Famões precisa que a sociedade civil se una numa acção conjunta visando o objectivo último, que é termos de volta o que nos pertence – a Freguesia de Famões.
Fui fundador do Movimento Odivelas a Concelho, em 1997, e a verdade é que fruto dos esforços desenvolvidos, contra tudo e contra todos, uma vez que nenhum partido de então acarinhava essa pretensão, em 1998 o Município era uma realidade, para surpresa de muitos.
Sinto-me pois motivado para, hoje, dar o pontapé de saída ao movimento pela restauração da freguesia de Famões.
Não será fácil ? Não, não será. Mas Odivelas também não foi … e eram 7 freguesias.
Todos seremos poucos, mas seguramente os suficientes porque no final a razão estará do nosso lado e isso dá-nos uma força e uma legitimidade que não poderá ser ignorada.
Cada dia que passe, sem atingirmos o objectivo, é um dia perdido, e não nos podemos dar ao luxo de ficar á espera que alguém venha resolver as coisas por nós.
Viva a freguesia de Famões,
Restaurar a Freguesia de Famões JÁ.
Oliveira Dias, Famoense

restaurar.freguesia.famoes.ja@gmail.com

https://www.facebook.com/FreguesiadeFamoesJA/

Comments are closed.