breaking news

Odivelas: Rio da Costa – Falta de Limpeza dos Cursos de Água

Fevereiro 26th, 2017 | by Antonio Tavares

O Rio da Costa que banha Odivelas, está carregado de lixo e na eventualidade de chuvas fortes os riscos são enormes e a situação atual lembra as cheias de má memória de 1967. A reportagem, conduzida por Jaime Ferreira de Carvalho levou a OdivelasTV junto do Rio da Costa onde é visível, nas imagens, o estado do curso do rio entupido de lixo e canas.
Esperemos que a Câmara Municipal de Odivelas tome as devidas providências para que rapidamente os cursos de água sejam limpos com a provável ajuda do regimento de engenharia ou com outros meios.
O Rio da Costa é que não pode continuar nestas condições.
________________________
Recebemos entretanto a seguinte mensagem do Vereador da CMO José Esteves responsável pelo Ambiente:
“Bom Dia! Como não me foi dada a oportunidade de responder no âmbito da reportagem, recorro a esta via para fazer o seguinte esclarecimento: a limpeza do Rio da Costa no troço referido há muito que está prevista e devia até já ter ocorrido no âmbito do Protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Odivelas e o Regimento de Engenharia N.º 1. Lamentavelmente, antes do início dos trabalhos a máquina que iria fazer esta limpeza teve uma avaria e foi para reparação, pelo que estamos de momento a aguardar que a mesma esteja concluída para logo de seguida se poder dar início à limpeza e desmatação deste troço do Rio da Costa. Acrescente-se que a Câmara Municipal de Odivelas tem desenvolvido todos os esforços e insistido junto do RE1 para a urgência desta intervenção. Mas não podia terminar este esclarecimento sem dizer que, se o crescimento do canavial no local é normal, o lixo existente no local não o é, e a limpeza das linhas de água do nosso Concelho não deve ser apenas uma preocupação da Câmara, mas uma responsabilidade de todas e de todos. Creio que talvez tenha conseguido assim responder à pergunta que é colocada pelo repórter na peça, mas que lamentavelmente a mim não me foi colocada quando a mesma foi feita. Obrigado!”.

Cumprimentos,
Vereador José Esteves
_____________________
Caro Vereador José Esteves
Lamentavelmente não estamos habituados a que o Executivo da CMO tenha a disponibilidade que aqui demonstrou. Não deixaremos numa próxima reportagem de solicitar as suas declarações. Obrigado pelo seu esclarecimento.
Cumprimentos
António Tavares
Odivelas.com

Comments are closed.