breaking news

Falecimento do Prof. Doutor Ilídio do Amaral (Reitor da ULisboa entre 1977 e 1979)

Março 26th, 2017 | by Antonio Tavares
Falecimento do Prof. Doutor Ilídio do Amaral (Reitor da ULisboa entre 1977 e 1979)
Cultura
0
Nota de pesar pelo Falecimento do Prof. Doutor Ilídio do Amaral (Reitor da ULisboa entre 1977 e 1979)
A Juventude Popular de Odivelas apresenta as mais sentidas condolências pelo falecimento do Magnífico Reitor da ULisboa (entre 1977- 1979) e Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Letras da ULisboa, Prof. Doutor Ilídio Melo Peres do Amaral à sua Família, em particular à sua esposa, Dr.ª Ana do Amaral. O Sr. Professor faleuceu no passado dia 24 de Março, data marcante para o seio universitário do qual o antigo Reitor tanto era apreciador- Dia Nacional do Estudante (55 Anos da sua oficialização). O Professor Ilídio do Amaral residia no Concelho de Odivelas há várias décadas, designadamente na freguesia da Ramada sendo amigo pessoal do Presidente da JP Odivelas. Por essa razão, o Presidente da JP Odivelas esteve no dia do seu falecimento presente nas cerimónias fúnebres do Sr. Professor na Igreja do Campo Grande, manifestando o seu pesar pessoal e institucional por tão significativa perda à sua Família, na pessoa da Dr.ª Ana do Amaral e Joana Amaral (esposa e filha do Professor).
Ilídio Melo Peres do Amaral (Luanda, 3 de Setembro de 1926- Lisboa, 24 de Março de 2017)
Professor Catedrático Jubilado de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi docente do Departamento de Geografia daquela instituição de ensino superior, chegando a Professor Catedrático em 1969. Leccionou ainda Cadeiras de Geografia noutras instituições, nomeadamente na ESBAL- Sector de Arquitectura e Departamento de Geografia da Univerisdade de Luanda.
Entre os cargos públicos desempenhados destacam-se os seguintes:
– Vice- presidente e Presidente em exercício do Instituto para a Alta Cultura (1971- 1975)
– Vogal do Senado, Vice- Reitor e Reitor da Universidade de Lisboa (1973- 1979)
– Vice- presidente da Junta de Investigação Científica do Ultramar (1979- 1980)
– Reitor da Universidade Internacional
– Director do Centro de Geografia do Instituto de Investigação Científica Tropical (1984- 2005)
– Director-adjunto do Centro de Estudos Geográficos e Co- director da Revista FINISTERRA
Em 2007, por ocasião do 32º Aniversário da Independência de Cabo Verde foi condecorado com a 1ª Classe da Medalha do Vulcão, pelos seus trabalhos científicos sobre Cabo Verde. Continuou a dedicar-se à investigação científica até ao dia do seu falecimento, passados vinte anos do seu jubilamento.
Odivelas, 25 de Março de 2017
Juventude Popular de Odivelas
Nota pessoal do Presidente da Juventude Popular de Odivelas:
“O nossso querido Professor, que me deu a suprema honra da sua amizade e me permitiu a ousadia de o visitar sempre que quis, deixou-nos o exemplo de uma Vida dedicada à Academia, aos seus Alunos e a todos quanto trabalharam com ele. Hoje mesmo escutava o Professor Adriano Moreira numa Conferência no ISCSP referindo-se ao nosso querido Professor Ilídio como “Hoje é um dia triste para a nossa Academia. Faleceu o melhor Reitor da Universidade de Lisboa depois do 25 de Abril!”. Depois de tão lúcidas palavras, resta-me dizer que faleceu não só um amigo mas certamente o maior conhecedor da vida académica, da mundialidade e da portugalidade em simultêneo e dos valores da Universidade que já conheci. Odivelas, Cidade onde residiu nas últimas décadas, deve-lhe o reconhecimento de uma Vida dedicada à Academia e à Investigação cientíca com um mérito amplamente reconhecido no meio académico até ao último dia da sua Vida, mesmo depois de volvidos quase duas décadas do seu jubilamento universitário!”
João Pedro Galhofo
Presidente da Juventude Popular de Odivelas

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *