breaking news

Eça de Queiroz uma Escola de Odivelas sem Futuro

Maio 7th, 2017 | by Antonio Tavares

Escola Eça de Queiroz, Ramada, Odivelas, 28 de Abril de 2017. A Escola do Ensino Básico, Eça de Queiroz, na Ramada, tem sido notícia nos últimos anos pelos piores motivos e pela cegueira dos dirigentes temporários deste concelho de Odivelas que ao transferirem da Escola dos Apréstimos para a Eça de Queiroz um conjunto de alunos com multidificiências, que vieram ocupar 1 sala de um conjunto de 4 salas que suportavam os 4 anos do ensino básico (um ano por sala) criaram um problema que levou à criação de turmas mistas.

Os problemas na Escola são diversos e segundo a diretora do agrupamento a responsabilidade é da Câmara Municipal de Odivelas.

Os Assistentes Operacionais são impotentes para lidar com as situações e até já houve uma delas que perdeu o bébé, decorrente de uma situação de impotência perante um caso em que durante 45 minutos não foi possível socorrer um das crianças com necessidades especiais.

A supressão de uma sala do 1º ciclo para dar lugar a uma sala de multidificiência é considerada pela oposição um erro de gestão e um erro político. A escola segundo José Maria Pignatelli não foi construída tendo em conta a sua função e questiona este mesmo deputado municipal o respetivo custo-beneficio. A questão que os deputados colocam é: “Porque é que a sala saíu dos Apréstimos?” e sobre isto as respostas do executivo municipal são muitos evasivas… Na verdade para a Oposição as crianças foram chutadas dos Apréstimos para a Eça de Queiroz.

De outros problemas “menores”, saliente-se que não estão ainda resolvidos a rampa de acesso para cadeira de rodas e o duche para as crianças com necessidades especiais e o recreio no piso inferior continua a céu aberto sem um telheiro que proteja as crianças da chuva.

No fim da reportagem ouvimos a ex-funcionária da Eça de Queiroz, Natália Ferreira, que nos contou o “caso” da Vereadora Fernanda Franchi que retirou a sua neta da Eça de Queiroz e a transferiu para os Apréstimos logo que foi decidida a vinda das crianças com multidificiência para esta Escola.

 

Comments are closed.